A Mina de Águas Claras, localizada na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH), compreende uma área de cerca de 2066 ha, abrangendo os municípios de Belo Horizonte, Nova Lima e Sabará. A Vale S.A. buscando pensar um uso sustentável e inovador para a Mina de Águas Claras, localizada na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH), que iniciou seus trabalhos de fechamento, contratou o Consórcio GAIA (estabelecido entre as empresas GITEC Brasil, Gérance Gerenciamento e Consultoria (líder do consórcio), BHZ Arquitetura e Gerenciamento, BVP Engenharia e Raízes Desenvolvimento Sustentável) para atualizar os aspectos legais, ambientais, socioeconômicos, técnicos e de segurança, bem como, desenvolver os cenários de uso futuro do território. Esta é a primeira fase de um processo participativo de construção de um uso significativo para a área da Mina de Águas Claras, com valor compartilhado com a sociedade. Em um contexto de grande pressão antrópica como o existente na RMBH, a manutenção dos serviços ecossistêmicos garante a base para um desenvolvimento territorial sustentável.
Este estudo parte de uma abordagem sistêmica que busca dar ao território usos e ocupações que representem os novos valores da empresa.
Cliente: Vale S. A.
Parceiros: Gérance Gerenciamento e Consultoria, BHZ Arquitetura e Gerenciamento, BVP Engenharia e Raízes Desenvolvimento Sustentável
Data do Projeto: 06/2020 – 05/2021